Benefícios da manutenção preditiva no atual cenário econômico

Posted on Posted in Artigos

Veja como os sistemas de manutenção preditiva ajudam o gestor a economizar recursos e evitar falhas nos equipamentos da operação.

Se o lema das indústrias brasileiras é diminuir gastos e reduzir custos de sua operação, a manutenção preditiva é a principal ferramenta capaz de proporcionar este cenário.

Apesar de estarem em um novo cenário político, as indústrias brasileiras deverão manter os pés no freio quanto aos gastos operacionais até que a economia volte a proporcionar interesse nos gestores por novos investimentos.

Para garantir o planejamento correto de seu orçamento, as indústrias buscam cada vez mais sistemas de manutenção preditiva para evitar os gastos decorrentes de falhas nos equipamentos e também na linha de produção.

Isto ocorre porque trata-se de um sistema criado para identificar e diminuir custos e desperdícios no processo das fábricas.

Além disso, a manutenção preditiva consegue aumentar a produtividade devido a coleta de dados que facilitam um planejamento antecipado.

A manutenção preditiva no atual cenário econômico

Em qualquer segmento, o resultado de um bom planejamento contribui diretamente para a redução de gastos e custos de uma operação industrial.O atual cenário econômico das indústrias no Brasil é de incertezas e isso estimula a demanda por decisões ágeis e assertivas.

Com a ajuda dos sistemas de manutenção preditiva, as empresas conseguem montar um planejamento a partir do controle feito periodicamente nos equipamentos das fábricas. Dessa forma, o gestor consegue evitar que seus equipamentos sofram falhas repentinas e que imprevistos possam interferir na produção.

Além de gerar atrasos na linha de produção, a falta de manutenção preditiva nas fábricas acarreta também em gastos além do orçamento.

A vantagem das fábricas que contam com mecanismos de manutenção preditiva é a de conseguir avaliar o status real de cada máquina e quando ela precisará de reparos ou manutenção.

Com este sistema inserido na operação das empresas, é possível agendar a manutenção dos equipamentos para datas que não prejudiquem os prazos, a linha de produção ou a qualidade dos itens produzidos pela fábrica.

Manutenção preditiva como estratégia

Não é novidade para os gestores e profissionais do setor industrial que a manutenção das máquinas gera custos altos para a empresa.

Por outro lado, é cada vez maior a demanda do mercado por produtos de qualidade e, por isso, diversas fábricas estão usando a manutenção preditiva como vantagem competitiva.

Ao minimizar os riscos de falhas e rupturas na produção, as fábricas que utilizam a manutenção preditiva conseguem reduzir os imprevistos comuns na operação das empresas deste setor. Por esse motivo, a manutenção preditiva surge como estratégia para as fábricas que pretendem não gastar seus recursos com falhas imprevistas em sua operação.

Usando as ferramentas corretamente, os gestores conseguem obter todos os dados necessários para realizar os intervalos corretos no funcionamento de cada equipamento.

Além da prevenção ser fundamental para que as fábricas mantenham as linhas de produção funcionando, todas as informações obtidas pelo sistema de manutenção preditiva são essenciais para que os gestores tomem as decisões mais corretas.

Atuando diretamente no foco do problema em cada maquinário, é mais fácil reduzir as paradas não programadas, além de aumentar a vida útil e a confiabilidade dos profissionais em seus equipamentos.

Saiba mais sobre o iMachine, um produto Techplus.
Leia mais artigos sobre manutenção preditiva no blog do iMachine.
ou acompanhe nossos artigos através de nossa área de Notícias.